O Amberian Dawn é uma banda finlandesa de Symphonic Power Metal. Foi formada em 2006 por Tuomas Seppälä (guitarra) e Tommi Kuri (baixo), os dois resolveram montar uma nova banda, pois eram da banda Virtuocity, que acabara de se dissolver. Recrutaram o baterista Heikki Saari, que também era do Virtuocity, o guitarrista Sampo Seppälä (Atheme One) e o tecladista Tom Sagar. Precisavam de alguém para os vocais, fizeram anúncios e rapidamente encontraram Heidi Parviainen, que era tecladista na banda Iconofear, os vocais femininos de alta qualidade e técnica, melódicos e clássicos deram um toque especial para a banda, uma combinação perfeita.
Lançaram sua primeira Demo ainda em 2006 e houve algumas mudanças na formação: o guitarrista Sampo Seppälä deixou a banda e foi substituído por Kasperi Heikkinen(Guardians of Mankind, Merging Flare, Iconofear, Elenium, Gamma Ray) e o baterista Heikki Saari também deixou a banda para dar lugar ao louco Joonas Pykälä-Aho (Atheme One, Lathspell, Thaurorod). Esta formação gravou o disco de estréia chamado River Of Tuoni, que foi lançado em 2008.
Em 2009 lançaram outro ótimo disco: The Clouds of Northland Thunder, houve nova mudança no line-up: Tom Sagar deixou a banda, Tuomas Seppälä deixa o posto de guitarrista para assumir o teclado (nas apresentações ao vivo, mas continuou a gravar como guitarrista em estúdio) e Emil Pohjalainen entra como guitarrista. Esse último disco rendeu grande reconhecimento e turnês com bandas como Kamelot, Epica, Sons of Seasons e Dream Evil, além de apresentações em festivais.
Depois de tantos shows resolveram voltar pra casa e gravar um novo disco, que já tinha até algumas canções prontas, lançaram em outubro de 2010 seu primeiro disco pela gravadora Spinefarm Records: End Of Eden, mais uma obra-prima dessa fantástica banda, o novo álbum saiu um pouco mais diversificado e abrangente em relanção aos anteriores.
Junto do lançamento do novo disco veio também o anúncio de novas mudanças na formação: o fundador e baixista Tommi Kuri, o baterista Joonas Pykälä-Aho e o guitarrista Emil Pohjalainen deixaram a banda e foram substituídos por Jukka Koskinen (Norther,Wintersun), Heikki Saari (Norther, Naildown, Atheme One, Virtuocity) e Kimmo Korhonen (Waltari, Helion), respectivamente. O novo baterista, Heikki Saari já havia feito algumas participações na banda no começo, contribuiu também na bateria de duas faixas do álbum River Of Tuoni.
01 - River of Tuoni
02 - Evil Inside Me
01 - River Of Tuoni
02 - Wings Are My Eyes
03 - Lullaby
04 - Valkyries
05 - Face Of The Maiden
06 - My Only Star
07 - The Curse
08 - Passing Bells
09 - Sunrise
10 - Evil Inside Me
01 - He Sleeps in a Grove
02 - Incubus
03 - Kokko- Eagle of Fire
04 - Willow of Tears
05 - Shallow Waters
06 - Lost Soul
07 - Sons of Seven Stars
08 - Saga
09 - Snowmaiden
10 - Lionheart
11 - Morning Star
12 - Birth of the Harp
01 - Arctica
01 - Talisman
02 - Come Now Follow
03 - Arctica
04 - Ghostly Echoes
05 - Sampo
06 - Blackbird
07 - Field Of Serpents
08 - City Of Destruction
09 - Virvatulen Laulu
10 - War In Heaven
Nenhum comentário:
Postar um comentário